Atlas Brasileiro

Instituições envolvidas no projeto

1. ABRELPE

A ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais é uma associação sem fins lucrativos que congrega e representa as empresas prestadoras de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O seu objetivo fundamental é a promoção do desenvolvimento técnico-operacional do setor representado, dentro dos princípios da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável. Desde a sua fundação , em 1976, a ABRELPE colabora efetivamente com os setores público e privado, promovendo a permanente troca de informações, estudos e experiências destinadas ao desenvolvimento do setor. Além de representar e defender seus associados, a ABRELPE também incentiva a sociedade na busca por soluções para a correta gestão dos resíduos sólidos. No contexto internacional, a ABRELPE é a representante da ISWA – International Solid Waste Association – no Brasil. A ISWA é a principal entidade mundial dedicada às questões relacionadas aos resíduos sólidos. Em 2011, a ABRELPE também passou a ser secretaria sub-regional da América Latina da Parceria Internacional para Expansão de Serviços de Gestão de Resíduos para Autoridades Legais (IPLA), um programa mantido pela Comissão das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD).

www.abrelpe.org.br

2. US Environmental Protection Agency (EPA)

A EPA é a agência federal de proteção ambiental do governo dos Estados Unidos da América, entrou em funcionamento em Dezembro de 1970, com a missão de proteger a saúde humana e o meio ambiente. Atualmente, aproximadamente metade do orçamento da EPA é direcionado para apoio a projetos e programas conduzidos por instituições estaduais, organizações sem fins lucrativos, instituições educacionais, dentre outros.

www.epa.gov

3. Global Methane Initiative (GMI)

A Iniciativa Global de Metano (GMI) é uma parceria voluntária e multilateral que visa reduzir as emissões globais de metano e avançar a redução, recuperação e uso do metano como fonte de energia limpa valioso. GMI consegue isso através da criação de uma rede internacional de governos parceiros, membros do setor privado, bancos de desenvolvimento, universidades e organizações não-governamentais, a fim de capacitar, desenvolver estratégias e mercados, e remover barreiras ao projeto de desenvolvimento para a redução de metano nos países parceiros.

www.globalmethane.org/gmi/