Manual de Comunicação Social e Engajamento Para a Gestão de Resíduos

O presente manual faz parte do escopo do projeto de assistência técnica para a gestão de resíduos sólidos de Curitiba/Brasil, implementado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), com os recursos financeiros da Climate and Clean Air Coalition e sua Municipal Solid Waste Initiative (CCAC MSWI). Trata-se de um dos produtos da atividade 2 do projeto – “Aprimoramento das ações de comunicação e sensibilização na gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) voltada à mitigação das emissões de SLCPs ¹”. Uma das inspirações para a elaboração deste manual foram as apresentações realizadas no Workshop Novas Práticas de Comunicação na Gestão dos RSU, outro produto da atividade 2 do projeto, o qual reuniu especialistas/representantes governamentais municipais, nacionais e internacionais que atuam na comunicação para a gestão de RSU.

 

O objetivo do manual é trazer reflexões, conceitos e ferramentas contemporâneas para instrumentalizar gestores municipais no engajamento dos cidadãos e demais atores para o cumprimento de suas responsabilidades dentro da gestão de resíduos, e cujos desafios vão do consumo consciente à melhor destinação desses materiais.

 

A publicação parte e trabalha com uma premissa: não conseguiremos transformar comportamentos de consumo e descarte apenas com mensagens. Este modelo vertical de comunicação não é capaz de gerar o engajamento necessário para atingir o objetivo de mudar nossa relação com os resíduos. Faz-se necessário horizontalizar a comunicação e o próprio processo de geração de soluções, trazendo a sociedade para trabalhar junto, permitindo que se aproprie do problema e das soluções.

 

Neste sentido, este manual começa com um breve panorama da evolução cultural dos resíduos nas últimas décadas e caminha com reflexões sobre o papel da comunicação neste processo. Por fim, apresenta uma série de boas práticas para o desenho estratégico de projetos públicos de gestão de resíduos, bem como ferramentas contemporâneas e inovadoras que podem ser usadas para aumentar o nível de envolvimento ativo da sociedade com o tema.

Por trás do lixo estão as pessoas, e é com elas que construiremos novas cidades.