Panorama

dos Resíduos Sólidos no Brasil

PANORAMA 2021

Ao completar 45 anos de atividades, a ABRELPE renova o compromisso assumido desde a sua fundação, em 1976, de promover o desenvolvimento e o fortalecimento do setor de gestão de resíduos sólidos no país, com atuação pautada nos princípios de proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável, e por meio de parcerias com os setores público e privado.

Neste momento em que iniciamos uma nova década no século XXI, referida missão torna- -se ainda mais relevante e passa a incorporar novas dinâmicas para que se alcance uma efetiva proteção do meio ambiente, com o encerramento das práticas inadequadas, e se viabilize a transição rumo a um modelo econômico circular.

Assim, temos que o primeiro passo necessário é garantir a universalização da gestão adequada de resíduos sólidos. Para tanto, é fundamental conhecer o atual sistema de gestão de resíduos, as características dos materiais descartados e os principais indicadores da prestação dos serviços (geração, coleta e destinação de resíduos, recursos disponíveis, iniciativas existentes, dentre outros), de forma a orientar as melhores práticas e viabilizar soluções conforme a demanda.

A publicação anual e continuada do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, neste ano em sua 19ª edição, atende justamente a essa premissa, de fornecer dados compilados e tratados com fundamentação científica, que representam a realidade da gestão de resíduos do país.

É justamente essa a relevância de um documento como o Panorama, que há quase duas décadas reúne e consolida as informações mais abrangentes e atualizadas do setor, fornecendo um retrato fiel e atual do país e suas regiões, de forma a orientar e embasar o processo de tomada de decisão para que as soluções sejam viabilizadas na prática, principalmente onde as mesmas são mais necessárias.

Além de indicar as prioridades e orientar o processo de tomada de decisão para superação dos déficits existentes, a publicação do Panorama também fornece subsídios para além da universalização, trazendo as bases para que avanços aconteçam.

Tendo alcançado o status de documento referencial sobre a gestão de resíduos sólidos, confere ao Panorama, e à ABRELPE, uma voz ativa, consistente e respeitada, na representação do setor e na defesa das melhores práticas para um serviço de caráter essencial, que traz inúmeros benefícios para as cidades e suas populações.

Reiteramos assim o nosso compromisso, e desejamos uma boa leitura!

Edições Anteriores