Panorama

dos Resíduos Sólidos no Brasil

Passados mais de 15 anos de edição ininterrupta do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, inauguramos uma nova série, trazendo a bordo todo o aprendizado obtido nessa jornada.

O título da presente edição passa a indicar tanto o ano-base dos dados como o ano de publicação do documento, de forma a registrar diretamente a atualidade das informações.

Importante ressaltar que o Panorama continua sendo o único relatório de âmbito nacional com números atualizados anualmente, oriundos de fonte primária, compilados e tratados com base em critérios científicos. Tendo em vista a consistência alcançada, as informações do Panorama têm sido referendadas por diversos estudos acadêmicos, pesquisas e publicações subsequentes.

É a única publicação do país sobre gestão de resíduos sólidos que traz um cenário nacional e cenários regionais consolidados, com indicação das tendências e dos desafios para esse setor, nos diferentes âmbitos de sua aplicação. Dessa forma, facilita a estruturação e a implementação de ações, programas e políticas públicas que permitam superar os déficits observados e fazer os avanços necessários para atendimento da legislação vigente e das novas demandas da sociedade.

Constitui-se, assim, num relevante instrumento para os tomadores de decisão e os operadores dos sistemas de manejo de resíduos sólidos, uma vez que todo esse processo deve estar fundamentado em dados consistentes e confiáveis, atributo primordial do Panorama. Além disso, a diversidade de informações apresentadas permite o estabelecimento de comparativos, a definição de indicadores referenciais e de séries históricas sobre as dinâmicas do setor, itens que são da maior importância para uma gestão adequada de resíduos sólidos.

Edições Anteriores