Resíduos Sólidos: Manual de Boas Práticas no Planejamento

Um bom planejamento define as bases para a implantação e operação com alta qualidade da infraestrutura e dos sistemas de gestão de resíduos, que podem ser acessíveis para a sociedade e com tecnologias onde os recursos lo­cais devem estar envolvidos.

Por esta razão, especialmente em países em desenvol­vimento, existe a necessidade de incluir boas práticas de planejamento na Gestão de Resíduos Sólidos (GRS), para criar planos de gestão realísticos e factíveis, e de acordo com eles, resolver o problema dos resíduos.

Este documento responde a esta necessidade, forne­cendo uma ferramenta útil e um documento de referên­cia conclusivo para a preparação dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) nos países em fase de transição. Embora este manual de boas práticas tenha sido formulado principalmente de acordo com as neces­sidades brasileiras, seu conteúdo e possibilidade de utili­zação são bastante amplas. Nestes termos, este manual será útil para todos aqueles envolvidos nos procedimen­tos de Planejamento da Gestão de Resíduos Sólidos.