Saúde Desperdiçada – O Caso dos Lixões

O objetivo deste relatório e destacar os graves riscos a saúde que os lixões infligem a bilhões de pessoas. Considerando que a rápida urbanização e a ausência de sistemas efetivos de gestão de resíduos nos países em desenvolvimento fará com que o numero de pessoas expostas aos lixões continue a crescer, o fechamento dos lixões e considerado uma emergência de saúde mundial. Organizações internacionais, governos e autoridades locais precisam elaborar planos apropriados que substituam gradualmente os lixões por uma infraestrutura melhor controlada e de menor risco.

O relatório começa com fatos e dados referentes aos lixões no mundo moderno. Depois, e apresentada uma estrutura conceitual dos lixões, e suas principais características são discutidas.

A parte principal do relatório traz as evidencias cientificas dos riscos a saúde causados pelos lixões, os impactos sobre os trabalhadores, coletores informais de recicláveis e moradores dos arredores, e os fatores que afetam a extensão desses impactos. Também esta inclusa uma nota sobre a avaliação econômica dos impactos a saúde, a fim de destacar a importância e as dificuldades envolvidas nesse esforço.

O relatório se encerra com algumas conclusões e recomendações para pesquisas futuras.