Abrelpe

Um pouco de nossa história

Fundada em 1976 por um grupo de empresários pioneiros nas atividades de coleta e transporte de resíduos sólidos, a ABRELPE tem pautado sua atuação nos princípios da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável, para representação e defesa do setor, com a missão de promover o desenvolvimento técnico-operacional da gestão de resíduos sólidos no Brasil.

Ao longo de sua atuação, a entidade conquistou a representação da ISWA – International Solid Waste Association no Brasil e foi escolhida para ser sede da Secretaria Regional para a América do Sul da IPLA (Parceria Internacional para desenvolvimento da gestão de resíduos junto a autoridades locais), um programa reconhecido e mantido pela ONU através da UNCRD – Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Regional.

A disseminação de informações qualificadas sobre o setor representado, por meio de estudos, pesquisas, eventos e palestras voltadas para os mais diversos públicos atuantes junto ao setor é um dos instrumentos adotados pela ABRELPE na consecução da missão para a qual foi constituída. Nesse universo de atuação, desde 2003 o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil conquistou espaço como a principal fonte de dados do setor, constituindo-se como uma referência para todos aqueles que buscam conhecer sobre resíduos sólidos no Brasil.

Missão

A ABRELPE é uma associação voltada à criação, à ampliação, ao desenvolvimento e ao fortalecimento do mercado de gestão de resíduos, em colaboração com os setores público e privado, em busca de condições adequadas à atuação das empresas.

Visão

Ser uma associação atuante na disseminação de informações e novas técnicas, capaz de fomentar a universalização e plena adequação da gestão de resíduos sólidos no Brasil, posicionando-se como uma referência em prol da sustentabilidade e proteção do meio ambiente.

Estrutura ABRELPE

Os Órgãos Constituintes da ABRELPE compreendem:

Assembleia Geral

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da ABRELPE, com mandato de 3 anos, é composto por 11 membros eleitos em Assembleia Geral, entre os representantes de Associados Efetivos.
Ao Conselho de Administração compete estabelecer as políticas e diretrizes da Associação.

Conselho de Administração (2021-2024)

  • Alberto Bianchini (Mosca Grupo Nacional de Serviços Ltda.)
  • Ervino Nitz Filho (Vital Engenharia Ambiental Ltda.)
  • Ismar Machado Assaly (Orizon Valorização de Resíduos S/A)
  • Ivan Valente Benevides (Construtora Marquise S/A)
  • José Carlos Ventri (EPPO Saneamento Ambiental e Obras Ltda.)
  • Mauricio Sturlini Bisordi (MB Engenharia e Meio Ambiente Ltda.)
  • Nesterson da Silva Gomes (TB Serviços Ltda.)
  • Oswaldo Darcy Aldrighi (Silcon Ambiental Ltda.)
  • Ricardo Gonçalves Valente (Corpus Saneamento e Obras Ltda.)
  • Ricardo Lopes (Trail Infraestrutura Ltda.)
  • Walmir Beneditti (Sanepav Saneamento Ambiental Ltda.)

Conselho Consultivo
O Conselho Consultivo é composto pelos Fundadores da “ABRELPE” e pelos seus ex-Presidentes, independendo, pois, de eleição. Tem funções orientativa e de colaboração com a Associação, com o Conselho de Administração e com seus Associados.

Diretor Presidente
Carlos Roberto Vieira da Silva Filho