Guia Lixo Fora D’Água

O Guia Lixo Fora D’Água: ações para aprimorar a gestão de resíduos e evitar a poluição hídrica é uma realização do projeto Lixo Fora D’Água.

Um trabalho em andamento: nova fase, novos desafios para combater o lixo no mar no Brasil.
O sinal de alerta está ON.

Em todo o mundo, como resultado da atividade humana próxima aos corpos d’água, mais
de 25 milhões de toneladas de resíduos sólidos têm, todo ano, o oceano como destino final.

Desse total, estima-se que 80% resultem de atividades no continente, em áreas urbanas,
seja no litoral ou em regiões onde correm rios que desaguam em ambientes marinhos.

Apenas o Brasil contribui com cerca de 2 milhões de toneladas de resíduos sólidos que vazam para o mar anualmente
Ao longo dos 8.500 km de costa litorânea do Brasil há cerca de 280 municípios, divididos em 17 estados, onde se encontram 58% da população nacional. E, além dos residentes, há milhões de turistas que visitam o litoral brasileiro a cada ano, com consequente consumo de bens e serviços que se somam na geração de resíduos sólidos. Todo esse material, se não passar por uma gestão adequada de coleta universalizada e tratamento com valorização e disposição final de rejeitos, seguirá para corpos d’água e, por fim, para o oceano.

As regiões costeiras abrigam grande diversidade de ambientes, como estuários, praias, manguezais e recifes de coral. Parte considerável dos ecossistemas contém uma das mais ricas biodiversidades do mundo, a qual, no entanto, é frágil e suscetível à degradação de diferentes origens, sendo a intensa ocupação humana uma das mais prejudiciais. O problema do lixo no mar, que também envolve regiões interiores, requer ações incisivas e constantes a montante e a jusante.

Boa Leitura!