O FUTURO DO SETOR DE GESTÃO DE RESÍDUOS

“Esta década representará uma oportunidade única de implementar ações com mudanças positivas rumo ao futuro que nós desejamos. Caso contrário, o planeta chegará a um ponto sem volta em termos de aquecimento global, poluição e degradação dos recursos naturais.

Nesse sentido, como uma associação internacional que trabalha visando uma gestão adequada de resíduos e recursos, apoiando a transição para uma economia circular e assegurando o setor de  resíduos como mitigador das emissões de gases do efeito estufa, a ISWA tem um papel importante a desempenhar.

ISWA é o ponto central de informações, pesquisas inovadoras, troca de conhecimento e integração de diferentes atores (partes interessadas), tanto dos setores público e privado quanto da academia, instituições  financeiras e organizações não governamentais (ONGs), as quais têm como objetivo fazer cumprir essa importante missão de garantir qualidade de vida em todas as partes do mundo, combinando esforços globais, regionais e locais.

E para cumprir essa missão, é importante conhecer – e antecipar – as tendências,  desafios e oportunidades dos próximos anos, considerando as possíveis variáveis que influenciarão a geração de resíduos e seus sistemas de gestão, os novos comportamentos  sociais e padrões de produção e consumo, bem como as interações globais em termos de comunicação, desenvolvimento, crescimento populacional, comércio e  demandas.

Há questões a serem resolvidas para garantir que todos tenham acesso a sistemas adequados de gestão de resíduos (aprimorar a coleta e destinação  adequada para todos é uma demanda imediata e urgente). Felizmente, a indústria dos resíduos sólidos está em rápido desenvolvimento e vem demonstrando que é sim  possível melhorar a situação vigente a partir de novas tecnologias, sistemas automatizados e soluções avançadas de gestão e gerenciamento de resíduos.

A presente publicação é fruto das experiências dos Grupos de Trabalho da ISWA e de outras instituições importantes do setor, que possuem os melhores materiais  sobre o panorama atual da gestão e gerenciamento de resíduos, bem como os conhecimentos necessários para analisar os problemas emergentes e antecipar ações que  garantam que os desafios enfrentados atualmente sejam transformados em oportunidades.

A equipe da ISWA está pronta para contribuir na construção de um futuro  melhor para  o planeta, atuando em prol de que todos tenham o direito assegurado de desfrutar de um ambiente limpo e saudável.”

Boa leitura!